Medicina do Trabalho é uma área da saúde que foca na prevenção de doenças e lesões provenientes do trabalho. De acordo com dados do Ministério da Previdência (Brasil), são registrados cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho em média por ano.Assim, a OMS (Organização Mundial de Saúde) adverte sobre as necessidades de atuar dentro das normas que interferem principalmente na segurança dos funcionários quando estão no exercício de suas funções.
- Desenvolvimento de Programas para promover e preservar a saúde dos colaboradores da instituição.
- Exames admissionais, periódicos, demissionais, de retorno ao trabalho e mudança de função.
Exames laboratoriais:
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- Eletrocardiograma – Exame de avaliação do coração de uma forma rápida e simples;
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Eletroencefalograma – Exame neurofisiológico útil para avaliar as funções celebrais;
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Laboratório – Exames Laboratoriais.
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Acuidade Visual – Exame que mede a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
Terceirização de Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional):
É o conjunto dos procedimentos que devem ser adotados pelas empresas com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde decorrentes do trabalho, e para identificar esses riscos, ele trabalha em parceria com o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
O PCMSO é uma obrigatoriedade legal para o empregador. Também melhora a qualidade, produtividade e condições de trabalho do colaborador e previne possíveis ações judiciais decorrentes de acidentes ou doenças do trabalho, economizando com processos jurídicos cíveis, trabalhistas ou previdenciários.
Dentro da formatação de exames fundamentais do PCMSO, estão:
Exame médico admissional;
Exame médico periódico;
Exame médico de mudança de função;
Exame demissional;
Emissão do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.
PCA (Programa de Conservação Auditiva):
Os objetivos específicos do PCA são:
• Melhorar a qualidade de vida do trabalhador • Identificar funcionários com problemas na audição • Diagnosticar precocemente as perdas auditivas • Adequar as empresas às exigências legais • Reduzir custo de insalubridade • Redução de reclamação trabalhistas neste âmbito
O PCA envolve a atuação de uma equipe multiprofissional, pois são necessárias medidas de engenharia, medicina, fonoaudiologia, treinamento e administração. A NR-9 é a norma regulamentadora que estabelece e obriga a elaboração e implementação por parte das empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados. O PPRA visa à prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e o controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
Exames complementares de audiometria, espirometria, acuidade visual, eletrocardiograma e eletroencefalograma.
PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário):
Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento laboral pessoal com propósitos previdenciários, para informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos, existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, para orientar o programa de reabilitação profissional, requerimento de benefícios acidentários e de aposentadoria especial.
Perícia / Assistência Técnica Judicial Psicológica:
Elaboração de Laudos judiciais psicológicos através de investigações e análise técnica e científica de situações, fatos e pessoas.